top of page
Hierarquia, cargos e suas funções no clube.

Os integrantes do SMC encontram-se em diferentes graus dentro da hierarquia do clube, esta baseada numa ideologia meritocrática e de tempo de clube. Há as posições de ASPIRANTE, PROSPERO, MEMBRO e NÔMADE. Além destas posições há a possibilidade de exercício de cargos administrativos para os integrantes na etapa de MEMBRO. Tudo é explicado nos textos abaixo.

​

ASPIRANTE (6 a 12 meses)

​

Período, iniciado após uma reunião de apresentação, em que aquele que deseja integrar o SMC conhece os membros do clube e os irmãos motociclistas de outros clubes. Se aceito por todos os membros do conselho do SMC o Aspirante pode assinar o regimento interno e se tonar um Prospero.

​

PRÓSPERO (PP) (1 ano no mínimo)

​

Período em que o novato deve representar o SMC nos eventos organizados pelos outros MCs, sempre que possível, a fim de demonstrar seu interesse em conquistar seu brasão completo e tornar-se um membro efetivo do Solitários. Começa a pagar a mensalidade atual do clube. São duas as etapas como Prospero, uma na qual o novato carrega só o Patch “BRASIL” nas costas e a etapa final no qual ganha também o Patch “SOLITÁRIOS”.

​

MEMBRO

​

Aquele quem carrega nas costas de seu colete os patches “SOLITÁRIOS”, “M.C.” “BRASIL” e a “CAVEIRA”, tem como função prezar e honrar o nome do clube no meio motociclístico e prezar pela boa imagem dos moto clubes para a sociedade em geral. Pode ser premiado com o patch “F.S.M.C.” quando demonstrada fidelidade ao clube. Quando completo 6 anos de clube é premiado com o patch “PATENTE 6.19”. Se, com 6 anos de clube, o membro já ter ou fazer uma tatuagem do clube, é premiado com a patente “S.E.S” (Solitário Eterno Solitário).

​

​

​

​

​

Cargos que os membros podem assumir:

​

​

​

​

​

Primeiro Secretário;

Responsável por edições, alterações e revisões orientadas pelo "conselho" nas "jóias" do clube, no estatuto, nos regimentos internos regionais e no site oficial.  

​

Representante ou Diretor Regional; (CRUZ DE MALTA ou CRUZ DE MALTA F.S.M.C.)

Responsável por instruir os aspirantes e prósperos, os guiando, aconselhando, elogiando e repreendendo quando necessário. Cidades com mais de cinco membros devem ter um diretor, cidades com até cinco um representante.

​

Conselheiro; (CRUZ DE MALTA F.S.M.C.)

Membro experiente que recebe este cargo para auxiliar o presidente e vice-presidente na tomada de decisões a respeito do futuro do clube.

​

Presidente ou Vice-Presidente; (CRUZ DE MALTA F.S.M.C.)

O presidente do clube é aquele quem propõem os caminhos a serem seguidos pelo clube, tendo seu voto no conselho uma importância maior, onde nada sem seu aval será feito. O vice-presidente auxilia o presidente a lidar com o excesso de responsabilidades administrativas, com a diferença apenas no peso no voto do conselho.

   

NÔMADE (CRUZ DE MALTA F.S.M.C.)

​

Quando completo 10 anos de clube o membro recebe o patch de “NÔMADE” para ser colocado no lugar do “BRASIL” das costas, o patch frontal da “CRUZ DE MALTA F.S.M.C.” e é isento da mensalidade do clube.

 

CONSELHO

​

É a entidade mais importante dentro do clube. O conselho é o grupo responsável pela aprovação de novos membros no clube, por votar a respeito das participações do clube em eventos sociais realizados pelos outros clubes ou por prefeituras, por votar nas ideias do presidente e se elas poderão ser ou não realizadas. É composto pelo presidente, vice-presidente, conselheiros, diretores e representantes, podendo ter a participação do nômade e de algum membro com a patente 6.19 quando estes forem convocados ou fizerem questão de participar.

bottom of page